terça-feira, 5 de Abril de 2011

Sistema digestivo - Conclusão

Intestino delgado - É um tubo com cerca de 7,5m e 2,5cm de espessura. Localiza-se na cavidade abdominal. Está dividido em duas porções distintas o duodeno- os primeiros 25cm rectilíneos e o jejuno-íleo que se encontra dobrado em si e tem cerca de 7,25cm. É constituído por músculos , por cima destes existem umas pregas que servem para aumentar a superfície do intestino que se chama válvulas coniventes, por cima das válvulas existem as vilosidades
intestinais, que tem forma de dedo e que servem para a absorção e entre as vilosidades encontram-se as glândulas intestinais que segregam o suco intestinal.





Intestino grosso- É um tubo com cerca de 1,5m, localiza-se na cavidade abdominal e divide-se em quatro cólon: ascendente, transverso, sigmóide e descendente. O cólon ascendente inicia-se por um saco designado por ceco ou cego, onde se encontra a apêndice, o contacto do intestino delgado com o grosso faz-se através da válvula íleo-cecal. As paredes do intestino grosso são musculadas.







Recto – Porção rectilínea onde se armazenam as fezes, localiza-se na parte inferior da cavidade abdominal.






Ânus - Orifício que faz o contacto com o meio externo, está revestido por dois esfíncteres chamados de esfíncteres anais e localiza-se na parte inferior da cavidade abdominal.

Sem comentários:

Enviar um comentário